Por facilitar a locomoção e promover maior eficiência e conforto os veículos, principalmente os carros, se tornaram grandes aliados da população, fazendo com que a quantidade de veículos dispostos nas ruas aumentasse e a utilização de transporte público diminuísse.

Processo burocrático

Porém não são todos que são permitidos de dirigir, para isso é necessário passar por todo um processo burocrático para que assim seja possível a obtenção da carteira de motorista, do qual é um documento de porte obrigatório para quem conduz veículos automotores.  

Esse processos se dão a partir de autoescolas que intermediam todos os passos que deverão ser realizados de acordo com o Detran, sendo assim o passo inicial para se obter uma CNH é procurar por uma autoescola, e a partir disso realizar todos os exames e aulas necessárias.

Essas aulas e exames servem para além de deixar o condutor apto para dirigir, para oferecê-lo todas as informações necessárias para que ele seja consciente de atitudes e infrações como recorrer lei seca se for deparado com um condutor alcoolizado, fazendo com que assim obtenha maior responsabilidade.