Atualmente, os pisos de madeira ganham maior destaque no mercado de pisos e revestimentos, em vista das suas propriedades físicas e estéticas que são capazes de dar um toque mais sofisticado e requintado as dependências internas tanto de residências quanto de estabelecimentos corporativos e/ou comerciais. Vale ressaltar que esses pisos necessariamente foram originados através do uso de materiais nobres e portanto são mais resistentes e duráveis.

Porém, mesmo que os pisos em si tenham sido compostos unicamente por materiais nobres, é fundamental que com o passar do tempo lhe sejam estabelecidos alguns cuidados especiais com o propósito de manter as suas propriedades estéticas e físicas. Em função desses cuidados surgiu o serviço de ebanização de pisos de madeira.

O serviço de ebanização no geral, é uma metodologia no qual se baseia na ideia de proporcionar um tom mais escuro à superfície do piso, viabilizando o desenvolver de um coloração com aparência similar ao ébano (madeira de origem africana caracterizada como escura e densa). Vale ressaltar, que para obter o melhor dos resultados com a prestação desse trabalho é de suma importância que antes seja promovido ao espaço um polimento (lixamento ou raspagem feita com o propósito de remover a antiga camada e expor ao máximo as fibras da madeira) para que  as substâncias aplicadas sejam melhor absorvidas.