Somente a partir da obtenção de uma carteira de motorista, ou CNH (Carteira nacional de habilitação) que se é possível conduzir os determinados tipos de veículos automotores, pois é um documento  de porte obrigatório do qual torna o indivíduo apto.

Categorias dipostas

Porém é necessário que saiba qual tipo de veículo que se irá conduzir já que para cada tipo de veículo a carteira de motorista é disposta em uma categoria, já que os processos que devem ser realizados são diferentes, as categorias estão dispostas em A, B, C, D e E.

Sendo assim se for conduzir uma moto deve-se tirar a categoria A, se for conduzir carro a categoria B, caminhão a categoria C, ônibus a categoria D e a E é o acoplamento da categoria C e D. Sendo assim deve-se ter a carteira de habilitação correspondente com o veículo do qual se conduz.

É necessário ficar atendo às infrações que são realizadas diariamente já que as mesmas se forem cometidas mais de 20 vezes em um período de 12 meses pode acarretar na suspensão da carta , sendo necessário que se tenha que contratar serviços para ter a possibilidade de como regularizar CNH suspensa, para que se possa retornar a conduzir os determinados tipos de veículos.